quarta-feira, 19 de março de 2014

Resenha do livro: Pra você eu conto (Moacyr Scliar)


Olá pessoal, tudo bom? 

No final de 2013 na minha escola chegaram aquelas caixinhas que vem com 3 livros do governo e claro veio bastante livros legais e claro eu aproveitei as férias pra ler todo e depois resenhar pra vocês. 

O livro Pra você eu conto é lindo e eu adorei. Além do mais é um daqueles livros que a gente pode ler em apenas um dia por ter apenas 70 páginas e a gente ainda vai querer mais! Mesmo o livro não tendo as páginas amareladas eu realmente amei tudo, a capa, a fonte, a narração.

Bom o livro conta a história de Juca e de Marta. No livro Juca está contando para o seu neto a história do seu primeiro amor, aliás o primeiro amor é o mais marcante na vida de uma pessoa, ele é apaixonado pela sua professora de história a Marta ela luta contra a repressão e contra os nazistas do Rio Grande do Sul ( Onde se passa a história). E ele faz de tudo para ajudá-la, ele mora com os irmãos e com o pai, a mãe dele morreu quando ele ainda era pequeno e desde então os irmãos tiveram que trabalhar muito, ele era o único da casa que estudava, eles pagavam o material e o colégio. Juca começa a ir atrás da professora, na sala dela para saber mais sobre o nazismo ( eu que não sei muito, aprendi um pouco no livro)... Aos poucos ela começa a ensinar tudo a ele e mostra um livro que ela pretende publicar sobre isso, porque ela não aceita e não é a favor… O pior de tudo é que o diretor da escola descobre tudo e demite a professora e além de tudo pega o caderno onde está o livro da Marta que estava com Juca. Depois de um tempo Juca não via muito a Marta pois ela precisava arrumar outro emprego e cuidar de sua mãe. Quando chegou Sete de Setembro, Marta aproveitou o desfile e foi protestar, abriu um cartaz e logo então foi presa por um mês, ela saiu para ir ao enterro de sua mãe e foi lá que eles se encontraram pela última vez antes que ela fosse para a França pois ganhou uma bolsa de estudos do  moço que trabalha na editora e assim estudaria sobre o nazismo e iria pesquisar mais e escrever sobre isso com mais entendimento. Um dia ele recebeu uma carta dela, ela estava bem, trabalhando em uma universidade e sobre o nazismo no Brasil. Depois de um tempo sem noticias da Marta, Juca se apaixonou por sua vizinha Diana. Depois seu irmão foi convocado para a guerra e o pai de Juca morreu dois dias depois do embarque de seu filho. Passou-se os anos Juca e Diana se casaram em 1945, um ano depois eles tiveram o primeiro filho. Depois de tantos anos, de tanto tempo Marta ligou para Juca no escritório que ele trabalhava para ir se encontrar com ela em um hotel e então eles conversaram sobre tudo que havia acontecido mais logo depois ela partiu pra São Paulo e ele para sua vida normal ( Esse final me fez lembrar do filme Antes do Pôr-do Sol)... Ou seja você acaba de ler esse livro e essa resenha e fica imaginando como tudo deve ter sido. Ahh que saudades de ler esse livro <3

Eu simplesmente amei essa história e esse livro é um dos meus favoritos, em breve vou resenhando outros livros pra vocês!

Espero que tenham gostado.

Bgs&Queijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário