quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A história e uma receita de cupcake

Olá Pessoal , tudo bom ?
O post de hoje vai ser sobre : A história e uma receita de cupcake
Cupcake
Confira a história e uma receita de cupcake.
Você já deve ter ouvido falar do Cupcake, um bolinho pequeno e decorado com glacê e outras coisinhas, não? Criou-se toda uma cultura em sua volta, importada dos norte-americanos. Os cupcakes tornaram-se símbolos de comidinhas fofas, gostosas, infantis, divertidas. E eles não ficam só nas forminhas: o bolinho já é visto em colares, camisetas, brincos e em uma série de outros produtos. Mas você sabia que esse bolinho tem mais de 200 anos de idade? Saiba como surgiu e confira uma receita de cupcake!
Origem
Ao contrário do que muita gente pensa, o cupcake não surgiu nos Estados Unidos e sim no Reino Unido, em 1796. Do inglês “bolo de xícara”, a receita original continha leveduras de cerveja, água de rosas, noz, canela e frutas secas.
O termo “cupcake” só apareceu em 1828, no livro Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats, deEliza Leslie. O nome ainda tem duplo sentido, já que a medida da receita era em “cups” (xícaras) e também assada nelas. Esse tipo de bolinho leve obteve muito sucesso por ser fácil de preparar e por ficar pronto rapidamente.
Cupcake forma
A receita de cupcake original data de 1796 e levava ingredientes exóticos, como leveduras de cerveja, água de rosas, nozes e futas secas.
Originalmente os sabores eram mais simples, voltados para as crianças (o que explica porquê o cupcake tem toda essa aura infantil). Hoje ele já é encontrado em diversos sabores, massas, recheios e formatos. Já existem diversas lojas especialmente montadas para vender cupcakes.
Receita de cupcake
Receita de cupcake
O cupcake era feito especialmente para crianças, explicando porquê há toda essa aura infantil em torno dos bolinhos.
Toda essa história deu água na boca? Que tal colocar o que aprendemos em prática com uma receita de cupcake fácil e saborosa? Abaixo mostraremos a receita da massa, de baunilha, e uma sugestão de cobertura, de cream cheese. Mas você pode fazer a massa de chocolate e finalizar com qualquer cobertura – chocolate, chantilly, geleia, sorvete. As possibilidades de combinação de cupcake são infinitas e uma das partes mais legais (e saborosas) desse universo é descobrir a sua combinação favorita!
Cupcake receita
Receita de cupcake rápida e deliciosa.
Ingredientes (massa)
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
. 1/2 colher (chá) de sal
. 3/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente
. 1 1/2 xícara de açúcar
. 4 ovos grandes
. 1/4 de xícara de leite
. 1 colher (chá) de essência de baunilha
Formas de cupcake
Modo de preparo
Aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela, peneire a farinha com o bicarbonato de sódio e o sal. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione um ovo por vez, sem parar de bater e depois o leite e a essência de baunilha. Bata até ficar homogêneo. Junte a mistura de farinha, dividida em três porções, uma após a outra, misturando sempre. Distribua a massa entre as forminhas até a metade e leve ao forno por 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Ingredientes (cobertura)
. 2 embalagens de cream cheese (300 g)
. 1 xícara de açúcar de confeiteiro
. 2 colheres (chá) de suco de limão
. 1 xícara de confeitos de chocolate
Modo de preparo (cobertura)
Bata o cream chesse na batedeira até obter um creme fofo. Adicione o açúcar e, em baixa velocidade, bata até ficar homogêneo. Adicione o suco de limão e continue batendo. Depois é só cobrir os bolinhos e decorá-los com o que quiser!
Dica da Redação: Também testamos essa receita com massa de bolo de cenoura. Ficou ótimo, pequenos bolinhos molhadinhos e rápidos. Experimente!
Cupcake decorado
Cupcakes decorados

Mais vamos ver oque a história dos cupcakes no Wikipédia ?

Cupcake é um pequeno bolo designado para servir uma única pessoa, frequentemente assado em um pequeno copo de papel alumínio.
A primeira menção do cupcake que se tem notícia é de 1796, quando uma anotação de receita de "um bolo para ser assado em pequenas xícaras" foi escrito em "Culinária Americana" por Amelia Simms.[1] Em 1996, foi aberta a primeira cupcakeria em Nova York que auxiliou na ascensão do cupcake. Marcado em cenas de filmes hollywoodianos, como "O Diabo Veste Prada"; "Mulheres Perfeitas" e "Sex and the City", o cupcake se tornou fonte de renda para culinaristas e apaixonados por gastronomia O cupcake virou febre e está ganhando espaço nas festas infantis, chás de bebê e casamentos. Em muitos casos chegam a substituir os tradicionais bem-casados.
Ainda existe uma confusão entre o cupcake e o muffin. A diferença está na massa, pois a textura da massa do cupcake é mais leve, similar à de um bolo macio.
No Brasil, a receita do cupcake foi adaptada ao nosso paladar. Enquanto que os bolinhos tradicionais americanos são cobertos por um creme amanteigado, os brasileiros optam por outras coberturas e recheios, como de brigadeiro e coco.

E entre nós: cupcake ou brigadeiro? Qual das duas delícias vocês preferem? Comentem!
E deixe seu comentário sobre qual país o cupcake foi criado Inglaterra-Reino Unido ou Estados Unidos- Nova York ?
Bgs&Queijos ;*
Fonte : Mobly Design & Wikipédia




Nenhum comentário:

Postar um comentário