sábado, 4 de outubro de 2014

Turistando em SP: Museu de Arte Sacra


Olá pessoal, tudo bom?

Na minha escola teve um passeio super legal mês passado ( Setembro), eu e minha classe fomos para o Museu de Arte Sacra e eu adorei conhecer lá, é bem interessante e por isso quis fazer um post aqui no blog!
O tempo todo uma mulher muito simpática ficou acompanhando a gente, nossa classe se dividiu em 2 turmas, conhecemos várias partes do museu e ela explicou um pouco pra gente.

Sobre o Museu:
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 28 de junho de 1970. A partir desta data, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu. 
A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que também se mantém até hoje. 
O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República. Na década de 1970, foi possível ampliar significativamente esse acervo. 
Atualmente, as principais atribuições do Museu de Arte Sacra de São Paulo são: recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação; expor permanente, pública e didaticamente seu acervo; promover o treinamento, a capacitação profissional e a especialização técnica e científica de recursos humanos necessários ao desenvolvimento de suas atividades; incentivar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre arte sacra e história da arte; promover cursos regulares, periódicos ou esporádicos de difusão, extensão e de treinamento sobre temas ligados a seu campo de atuação.
A mulher que estava apresentando o museu pra gente, falou sobre as monjas que dedica a vida a rezar e ficar isolada lá dentro do museu, ela disse que nunca tinha visto elas, mais fomo no cemitério onde estava enterrado o corpo de duas monjas eu acho.
Quando entramos dentro do Museu, ela nos contou a história, explicou e assim seguimos o nosso passeio dentro do Museu! É muuuuuuuuuito legal lá dentro, a história e tudo mais. Tirei algumas fotos:
Eu gostei bastante desse local, ainda mais por ser ao ar livre.


Dentro das Salas:








Enfim meninas essas fotos foi eu que tirei!

Informações:
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo, SP.
Estacionamento gratuito: entrada pela Rua Jorge Miranda, 43
Telefone: (11) 3326.3336Emailmas@museuartesacra.org.br 

Para mais informações acessem o > site.

Ah lembrando que no dia de sábado a entrada é de graça.

Espero que tenham gostado!
Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário